segunda-feira, julho 31, 2006

Tolerância



Ultimamente tenho dado comigo a pensar que ando a perder a imensa tolerância que tinha, (ou tenho?)...

Sempre me considerei uma pessoa calma ao extremo, e com uma tolerância face a qualquer situação fora de série, e sempre achei que isso eram virtudes que me caracterizavam quase mais do que qualquer outra.

Não sei se pelas situação de liderança a que cada vez mais estou a ser exposto se pela mudança de atitude, tenho sentido que as vezes ando a perder a paciência, e por anexo a tolerância... paciência com atitudes que para mim são incorrectas, para com críticas que acho ofensivas, para com pessoas que acho que erram sistematicamente...

Tenho algum receio disto, acho que estou a falhar e a regredir... estou a tornar-me num líder à custa disto, coisa que nunca desejei, para mim ser líder nunca foi impor, mas mostrar ao grupo a melhor opção sem nunca mostrar ou ter falta de tolerância.

No entanto a maneira mais fácil é mostrar-mo-nos fortes de opinião o que faz com que a nossa liderança do grupo nunca seja posta em causa, pelo menos até chegar ao ponto em que o grupo em massa se manifesta contra o líder.

No entanto acho que mesmo estando sobre pressão acho que não devia ter seguido, mesmo que incoscientemente, esta opção, é provavelmente a mais fácil e a mais lógica segundo o contexto, mas não é a que eu quero.

Depois de tomar consciência...

...é agora altura de mudar!

3 comentários:

Anónimo disse...

Hum... Em primeiro lugar. Bela fotografia. :) Já a utilizei também no meu blog... :)


Às vezes é natural... Há várias fases na nossa vida em que tudo nos move a paciência. Não podemos ser sempre constantes... Isso significaria um estado de espírito inalterável... Falta de mudança de... Sentimentos. :) Só falhas e regrides a partir do momento em que fazes as coisas e não és capaz de te conscializar delas... Quem sabe seja, sim, altura de mudares um bocadinho. Num grupo, temos que aprender a liderá-lo. Por alguma razão os grupos precisam de líderes... :)


Lembra-te: Há sempre possibilidade de voltar atrás e... Com a experiência, aprendes a melhor forma de liderar seja o que for. :)

mirsa disse...

O nosso amigo Vasco Pinto de Magalhães diria qualquer coisa como a tolerância é para com as pessoas e não para com os actos.

É bastante compreensivo que te vás tornando menos tolerante, é até bom sinal, para com os actos. Significa que encontras situações em que a responsabilidade te exige uma posição não neutra e significa também que já tens critérios para que te levam à posição que tomas. Não me parece que seja bom voltares atrás nisto, nem para ti nem para as pessoas com quem lidas. Parece-me é que para o bem delas te deves habituar a separar as pessoas dos actos para seres tolerante com elas e não com eles.

Ilhota2 disse...

A tolerância deve ser usada para causas nobres e maiores.A paciência muitas vezes falta, para situações e problemas mesquinhos...