quinta-feira, agosto 31, 2006

Coca-Cola



Depois de ouvir vários rumores sobre a origem da Coca-Cola, como por exemplo, que era feita com cocaina, ou que derretia pregos achei interessante ir ler a uma fonte mais credível...

Escolha feita quase de imediato, Wikipédia!

Acabei por ler coisas curiosas, sabias que:

...a coca-cola foi inicialmente um medicamento?

...foi realmente inicialmente feita com o estimulante sendo cocaina?

...tem o segundo nome derivado o que lhe dá sabor, noz de cola?

...a bebida era inicialmente embalada em barris vermelhos, daí a sua cor "oficial"?

...durante a 2º Guerra Mundial havia fábricas de coca-cola móveis para fornecer a bebida aos soldados americanos?

...a cópia original da fórmula é guardada no cofre principal do SunTrust Bank em Atlanta?


Quem tiver mais curiosidade sobre a Coca-Cola pode ler aqui.

É sempre bom ultrapassar mitos...
...e chegar à verdade!


Ps: Cuidado que o artigo na wikipédia alerta que o artigo é parcial, logo pode ter algumas "realidades" menos verdadeiras.

2 comentários:

Anónimo disse...

A Coca-cola...


Lembro-me de, uma vez, em miúda... Olhar os outros a beberem coca-cola em todo o lado e, quando alguém me ofereceu um pouco, experimentei. Nunca tinha bebido nada que tivesse considerado tão mau, até então. Mais tarde, vendo vários programas sobre os inconvenientes do fast-food bem como este tipo de bebidas, dei com alguma informação interessante sobre coca-cola... E resolvi "inspeccionar". Engraçado que, muita coisa do que li no site da Wikipedia e neste teu post, coincidia com o que já sabia, embora esteja mais conciso e completo ali. No entanto, o que mais me espantou, foi mesmo isto: "Hoje em dia, são vendidas cerca de 40 mil latinhas e garrafas de Coca-Cola por segundo somente nos EUA, e o produto é vendido em cerca de 200 países do mundo.". Ao ler e reler essa frase, só pensei... "Será possível...?"... :) Não aprecio coca-cola, nunca mais a bebi, mas... Adicionando novas "suspeitas" aos teus mitos... Descobri lendo anteriormente que a coca-cola desentope igualmente canos... E é um óptimo produto de limpeza de metais... Quem sabe... :)


...Mitos... Mitos... :)

ceci disse...

Olá pedro... :)
Qto a derreter pregos, é um exagero mas tem uma razão de ser.
O pH da coca-cola de neutro não tem nada. E para perceberes que não é mito, podes sempre pegar num copo, por coca-cola e deixar lá um prego dentro durante um mês e ver a diferença. Ou exprimenta, como fizemos numa aula de laboratório de quimica, por carne num copo com coca-cola e espera pelas diferenças. :D impressiona... ;)