quinta-feira, outubro 12, 2006

Haka


Fiquei curioso com este vídeo sobre uma praxe...

A dança pareceu-me altamente elaborada, achei fascinante ser uma praxe, e fiquei curioso, pareceu-me demasiado elaborado para não ter um background e o nome demasiado estranho para ser casual...

Dei comigo a pesquisar por "Haka"..
Inicialmente achei vídeos/imagens sobre as danças de equipas de rugby no ínicio dos jogos, mas quis ir mais fundo, e então estive a ler a história das hakas e de onde vinham...

Descobri que vinham da Austrália e datam de antes da sua integração no jogo, mesmo antes da chegada dos Maori, e está ligada ao culto do deus sol, amon-ra e o seu filho Tanerore com Hine-raumati,a deusa do verão.

É uma dança que ao contrário do que é por vezes dito é apela à sensualidade feminina.

De qualquer maneira, o tribalismo que consegue transmitir fascinou-me.

Tradições...

...interessantes!


Se tiveres curiosidade podes ver mais informação aqui.

Sem comentários: