sexta-feira, novembro 10, 2006

Curiosidade do dia


Pensemos na terra, com montanhas como o Everest e mares profundíssimos...

"Se reduzirmos a terra para o tamanho de uma bola de bilhar e a compararmos com uma bola de bilhar normal, a mais lisa será a terra. Pelo contrário se aumentarmos uma bola de bilhar até ao tamanho da terra, teremos crateras e montanhas de centenas de quilómetros..."


Citando um antigo jornalista que gostava bastante...

"E esta hein?"

6 comentários:

NeTeInStEiN disse...

Numa mesma conversa, que até chamaria de aula, aprendi também que neste momento físicos teóricos estão a especular sobre coisas do género: "Se batermos com o corpo numa parede milhões de vezes, acabaremos por passar para o outro lado... não por partimos a parede mas porque sempre que batemos à algumas partículas a passarem pela parede, in extremis, se continuarmos por muito tempo, todos acabaram por passar".

Ilhota2 disse...

Essa de batermos milhões de vezes numa parede e passarmos, mesmo in extremis, a uma leiga no assunto como eu parece impossivel.
Mas há "coisas" que escapam ao nosso conhecimento.Será o caso?
Bom fim de semana
Cumprimentos

NeTeInStEiN disse...

Isto é teoria claro, basicamente quando bates com a cabeça na parede à partículas minúsculas de ti mesma que passam pela parede. A parede parecendo consistente tem pequenos "buracos" (tal como a agua passa numa parede por forma de "humidade" ), pequenas partículas tuas passam por eles.

In extremis, todas as tuas moléculas podem passar, caso estejam a bater contra a parede o tempo e vezes suficientes.

Na verdade, passas na forma de moléculas, e não tu mesma, tipo sci-fi, para isso as moléculas quando passam teriam que se reagrupar (tipo teleporte das naves espaciais).

Mas como disse em cima, isto é tudo teoria :-P

Luna disse...

Hum... Espantoso, de facto. Ambas as coisas. :)Desperta aquela curiosidade... :) Menino, tenho um "recado" para ti. hehe. :) Vou experimentar ver uma bola de bilhar ao microscópio.

borboleta disse...

microscopio deve ser dificil...teria que ser transparente...numa lupa daquelas eletricas acho que o resultado seria mt melhor...
Era giro ver-te a bater assim tantas vezes na parede...as vezes dá vontade...sobretudo dependendo de quem ta do outro lado...:-p

NeTeInStEiN disse...

:-P pois é :-)