segunda-feira, novembro 20, 2006

Pergunta - Resposta



Há algum tempo, num dos comentários deste blog perguntaram-me isto e isto...

Depois de pensar bastante sobre isto, deixo a minha resposta...


Acho que dou extrema importância ao conhecimento e à reflexão, sejam ou não coincidentes as conclusões com as minhas.

A verdade é que as vezes digo, meio a brincar meio a sério que "não gosto de pessoas burras", porque me faz confusão que alguém não procure cultivar-se a si mesmo, seja adquirir conhecimentos do que gosta, do que acaba por estudar, etc.

Acho que liderar vem em consequência disso, acho que algumas vezes sinto que posso contribuir com algo, (talvez seja neste ponto arrogante..), normalmente apenas nos casos em que eu próprio já tenho, (ou sinto que tenho), alguma formação e/ou reflexão sobre o tema, e dai me sinto confiante ou melhor, capaz, de ter uma direcção orientadora capaz de melhorar as coisas, pelo menos do meu ponto de vista... se bem que afinal, a definição de líder diz que: é líder aquele que faz com que todo o grupo passe a ter a sua própria visão das coisas, unificando e fazendo assim o grupo remar por um objectivo comum.

Embora me tenha custado a aceitar, aprendi um pouco por experiência que é sempre preciso um líder, liderando o grupo tendo ele próprio e o grupo consciência disso ou não, assim, as vezes, vejo-me com habilitações para isso... no entanto, acho sempre o discernimento de por iniciativa liderar,essencial, e dai dar tanta importância a reflectir sobre isto...

Eu sou/aceito ser líder se tiver consciência completa do motivo pelo qual estou a tomar essa atitude, se é do meu ponto de vista um motivo válido, e se tenho "formação"/conhecimentos na área para o ser correctamente... porque afinal, ser líder, só por ser, ou apenas pelo ego é algo que quero a todo o custo evitar para mim mesmo.

No fundo, reflicto sobre a liderar para que, em paz, discirna se sou um não líder em cada caso, ou talvez mesmo no geral, e fique em paz comigo mesmo após a minha decisão.


E sobretudo porque somos todos líderes...

...pelo menos da nossa vida!

Sem comentários: