quinta-feira, dezembro 14, 2006

Misticismos



Ultimamente tenho pensado em algo que me faz alguma confusão.. a crença em misticismos...

Antes de mais, há a referir que sempre fui uma pessoa fascinada pelo "oculto" e especialmente em tentar ver se existe algo assim... muito derivado do "duelo" entre a minha parte racional que não acredita, e a parte sentimental que gostaria que existisse.

Há então a referir que não encontrei nada até hoje que me faça acreditar que algum dos "misticismos" mais comuns tenham algo de verdadeiro, e com isto não digo que as pessoas são mentirosas, apenas digo que podem de facto realmente acreditar que aquilo é real, e através disso transmitir a crença a outras.

Curiosamente sempre pensei que em parte o misticismo esta associado também às pessoas com fé em alguma religião, porque pensei que era mais fácil para algumas pessoas acreditar em algo, sem provas físicas, era um pensamento lógico, mas ultimamente tenho verificado que embora lógico não é assim tão real...

Vejo pessoas, com formação a não acreditarem em nenhuma religião mas a acreditar em misticismos... isto deixa-me bastante confuso.


Embora as grandes religiões, com os extremismos, entrem em caminhos que lhe retiram credibilidade, continuam a ser, do meu ponto de vista, muito mais fundamentadas e credíveis que qualquer tipo de misticismos...

No entanto, actualmente vejo muito mais estas a serem questionadas que qualquer tirada de tarot, ou vidente...

Confesso que não percebo muito bem este efeito, sempre acreditei que a incredulidade seria coerente, ou seja, se alguém dizia que não conseguia acreditar em algo sem provas físicas não acreditava em nada, fosse religião ou misticismo.

Não tentando defender que acreditar numa religião é melhor ou pior, (porque não acho que seja), acho que depende de cada pessoa, faz-me imensa confusão a fé em algo tão simples de produzir como uma tirada de cartas que qualquer pessoa aprendendo pode fazer tornando as coisas de tal forma adaptáveis que qualquer pessoa pode "colar" a resposta à sua vida, tendo identificações imediatas.

É fácil com algum treino fazer as pessoas irem completando algo que estamos a dizer, de forma a parecer que sabemos algo que não era suposto... até porque, no fundo, todos estamos a "trabalhar" para o mesmo.. ser felizes... e a maioria das vezes passa pelo mesmo, alguém que gostemos, alguém que goste de nós, para uns dinheiro, para outros sucesso...


Embora gostasse de ter "super poderes"...

...continuo a achar impossível.. mas isto sou eu...


Ps: Com este post não quis de todo associar as religiões ao misticismo, mas a relação que pensei haver entre a facilidade das pessoas em acreditar em algo.

Sem comentários: