quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Esperança



Há dias ouvia uma conversa sobre tarologia, astrologia.. confesso que estou extremamente céptico a qualquer tipo de "adivinhação" ou previsão do futuro... a brincar até digo que "nem de estatística gosto".

Mas da conversa comecei a pensar sobre a necessidade das pessoas de saberem o que vai acontecer no futuro, e não falo de saber o número do Euromilhões, mas sim de coisas como o que vai acontecer na vida a nível pessoal, de saúde, de profissão, etc...

Confesso que, talvez devido ao meu cepticismo, nunca senti esta necessidade... também muito porque acredito que a cada segundo temos oportunidade de mudar o rumo da nossa vida, e que não há nada "escrito" nem nada que possa "prever" o amanhã...

Entramos num paradoxo, se acreditarmos em previsões, a nossa vida já esta definida quando nascemos, ou até antes, e pensando assim, até que ponto temos liberdade de mudar o rumo dela, em cada momento?

Se acreditarmos que a nossa vida já está "escrita" então estamos a dizer que todas as opções que tomamos já estão definidas e acho que isso é mesmo limitador, não consigo acreditar que pelo dia, hora, mês, cartas, ou por qualquer outra coisa, eu não tenha total liberdade sobre as opções que tomo... porque sou gémeos, ou dragão, ou qualquer outra coisa... até porque não vejo porque eu que nasci em Maio num determinado dia, a uma determinada hora, tenha a mesma "sorte" que todos os que nasceram exactamente no mesmo momento...

Mais ainda, não vejo qualquer ligação entre o que alegadamente usam para prever e eu mesmo para além de acontecimentos que pouco ou nada marcam a minha vida, como nascer em Maio ou em Setembro... e a minha personalidade e consequentes decisões...

Esta conclusão levou-me a pensar, que se isto, pelo menos para mim, era tão óbvio, o que fazia muita gente acreditar e ser mesmo convicta da sua certeza...

Levou-me a uma conclusão, esperança!


Toda a gente precisa de esperança, esperança que vai ficar melhor de saúde, ou melhor a nível amoroso, em termos profissionais ou em termos financeiros...

Gostamos de saber que somos fora de série, e que vamos em breve descobrir algo fantástico, ou que somos uma pessoa sensível, ou mesmo inteligente..

É fácil aceitarmos o que alguém diz quando nos elogia...

Mas continuo a ter muitas dificuldades em aceitar a veracidade deste tipo de coisas... e acredito até que quem as pratica acredita mesmo, nem ponho isso em questão... nem que sejam loucos por o acharem... mas também nunca vi nada que me fizesse acreditar...

Não critico, nem acho que tenho direito de criticar, quem gosta e acredita das "ciências ocultas"...



Pessoalmente prefiro procurar dentro de mim pela esperança que preciso, e pela força para mudar, o que é necessário, para essa esperança aumentar...

... e claro, os amigos e familia nunca falham quando preciso de ajuda :-)

Sem comentários: