quarta-feira, abril 04, 2007

Fórmula de Deus - II



Uma das outras teorias da física que me fascinou foi a teoria que desde o Big Bang está tudo previsto.

Sabendo um pouco de física e com algum raciocínio é fácil de seguir este pensamento:

- O comportamento de um átomo é indeterminável pela sua complexidade caótica, mas é no entanto determinístico; ou seja, um electrão não vai para a esquerda ou direita porque lhe apetece, mas sim porque as leis da física o compelem.

- Todos os humanos são feitos de átomos, organizados de uma forma extremamente complexa, pelas leis da física, logo o nosso comportamento é também determinista. No entanto, tal como o átomo, também o nosso comportamento é indeterminável pois resulta de uma complexidade caótica.

Um bocado como a meteorologia, está determinada mas é indeterminável devido à complexidade dos factores... ou seja, o número de variáveis que a influência é tão grande que se torna na prática incalculável, basta um bater de asas de uma borboleta para modificar um pouco o vento, e dai alterar todo o fluxo de vento, modificando o ambiente... se expandirmos ao mundo... aviões, nós a respirar, carros, animais... é fácil perceber porque se enganam tantas vezes os "senhores do tempo".

Para tentar clarificar mais a teoria por detrás disto:
Teoria do Caos: todas as acções tem consequências que são as próxima acções - ou seja o bater de asas de uma borboleta, pode despoletar no outro lado do globo uma tempestade daqui a algum tempo... pequenas acções desencadeiam grandes consequências. Isto foi provado por Lorenz em 1955 numa experiência sobre meteorologia.


Por vezes diz-se que um evento na infância influenciou a pessoa quando já é adulta... lembra-vos alguma coisa? Talvez "efeito borboleta" mas a nível humano.

Estas teorias, embora a partida não tenha noção disso, implicam que tudo o que vai acontecer já está determinado... todas as nossas decisões, opções, acidentes, etc, etc, etc... isto porque tudo isto é influenciado por factores, os quais normalmente nem sequer temos noções que influenciaram.

Isto dá a ideia de que somos apenas fantoches no teatro da vida, no entanto, dado que o futuro é indeterminável devido ao número incalculável de variáveis a ter em conta, nenhum de nós sabe o que vai acontecer. A livre vontade é então um conceito do presente.

Quando vamos a sair de casa e começa a chover, optamos por levar chapéu-de-chuva, essa opção foi condicionada pela chuva, que já estava determinada, no entanto a opção foi livre.

Isto faz concluir que se tivéssemos uma máquina que conseguisse captar as incontáveis variáveis que influenciam certo momento, a partir dai conseguiríamos prever o futuro, e o passado.


Seguindo um segundo raciocínio com a "bagagem" que agora já temos:

Dado que o espaço e o tempo são dois reversos da mesma moeda, (Teoria da Relatividade de Einstein), o tempo decorre de maneira diferente em sítios diferentes do universo, condicionado pela velocidade da matéria e força da gravidade. Os acontecimentos A e B ocorrem em simultâneo num ponto do universo e decorrem desfasadamente noutros lugares, num ponto primeiro o A e depois o B, num outro ponto, primeiro o B depois o A. Isto quer dizer que num ponto do universo, o B ainda não ocorreu mas vai ocorrer. Aconteça o que acontecer, porque está determinado.

Isto quer dizer que o passado e o futuro coexistem. Da mesma maneira que não podemos alterar o passado, não podemos alterar o futuro uma vez que são a mesma coisa em tempos diferentes... isto foi confirmado pela Teoria da Relatividade.

Tudo está determinado desde o Big Bang...

... e esta hein?

1 comentário:

jsousa disse...

eu tb li a Formula de Deus e como esta citado no livro a raça humana foi criada de modo a fazer com que inteligencia se desevolva até um certo ponto em que quando se atingir o Big crush ou o Big freeze, esta mesma inteligencia permita que se forme um novo univeso. Então penso que, assistindo ao aquecimento global, se o comportamento da materia e determinado, o ser humano ira arranjar alguma forma de superar este aquecimento pois caso não acontecesse, a terra aproximaria-se do Apocalipse e desse modo, nao se desenvolveria a tal inteligencia que originaria a formação de um novo universo.

Fico a espera de respostas