domingo, maio 20, 2007

Budismo


Há dias estava a ver televisão e subitamente os meus níveis de atenção dispararam quando foi mencionado que o budismo não acreditava em Deus.

Achei a ideia estranha... uma religião sem um ou vários deuses?

Fui então pesquisar, como sempre Wikipédia:

"Apesar do budismo não negar a existência de seres sobrenaturais (de fato, há muitas referências nas escrituras Budistas), ele não confere nenhum poder especial de criação, salvação ou julgamento à esses seres, não compartilhando da noção de Deus comum à maioria das religiões."

Fiquei então a pensar.. o que define que algo é uma religião?

religião


do Lat. religione

s. f.,
culto prestado à divindade;
crença na existência de uma ou mais forças sobrenaturais;
fé;
reverência às coisas sagradas;
observância dos preceitos religiosos;
doutrina, sistema religioso;
ordem religiosa.

* * *

Uma das frases que mais me ficou do programa foi algo dito por Buda, não consegui achar a citação, (ainda), mas era algo como:

Não ficas demasiado obcecado com as doutrinas; Tal como ao atravessares um rio, usas um barco, não fará qualquer sentido levares o barco às costas depois de passares o rio...


Pelas ideologias bastante incomuns, deixou-me bastante curioso...

...e conforme vou lendo, vejo ideias bastante diferentes das religiões mais comuns...

1 comentário:

Lineu disse...

Também fui pego de surpresa no assunto e descobri que os ensinamentos básicos do budismo são: evitar o mal, fazer o bem e cultivar a própria mente. O conceito de religião deveria ter na sua essência esses conceitos básicos do budismo, com isso teríamos menos religiosos fanáticos fazendo o mal em "nome de Deus".