quarta-feira, agosto 01, 2007

Mitos


Há algum tempo reparei em dois mitos, um bastante famoso e outro que se está a tornar...

O famoso, é a famosa crença que a muralha da china é a única coisa feita pelo homem que se vê do espaço, e/ou da lua...

Ora bem... do espaço até se vê, duma órbita de 200 e picos quilómetros, mas logicamente para quem já viu a estrutura da muralha imagina logo que será algo, que para ser visto de cima precisamos de andar à procura e saber onde procurar... quanto a ver-se da lua, isso então é falso.

Curiosamente a pesquisar descobri que se vê muito mais coisas de órbita do que se poderia imaginar... as pirâmides do Egipto (que imaginava que podiam, por estarem no meio do nada aumentando o contraste), barcos no mar alto, autoestradas... até aviões. [Para saber mais]


Mudado drasticamente de mito, o segundo está relacionado com o Google... e com a actual crença que caso o Google mudasse o seu fundo para preto o consumo de energia no mundo baixaria bastante...

O mito começou por aqui na página do Sr. Mark Ontkush... a ideia é interessante mas conforme se lê nos comentários ao post:

"Only CRT displays use more energy to display brighter things. For everything else, it is completely false that a black display uses less energy than a white page. The backlight on an LCD is on for the entire LCD regardless of what is being shown. The black pixels are only black because the LCD blocks out light. Same with projectors, etc. You're article is thoughtful, but invalid."


Embora não goste de mitos, este até é produtivo, porque qualquer energia poupada, já é positivo!


Estarei a tornar-me um "MythBuster?"...

...ou terei tempo a livre a mais?

1 comentário:

vanessa disse...

Bom post. De facto são dois mitos bastante interessantes. Eu pessoalmente gosto de mitos. Quanto ao primeiro, ainda não tinha conhecimento de que se pode avistar do espaço tantas coisas (que eu pensava impossível). Em relação ao segundo, como dizes, visto de tratar de poupança de energia, torna-se mais interessante.
Continua com qualidade.