quinta-feira, novembro 22, 2007

Sun Tzu



Há imenso tempo que estava curioso para ler este livro... tinha visto em bastantes apresentações referências a ele, e citações dele. Era prometedor!

A Arte da Guerra (chinês: 孫子兵法; pinyin: sūn zĭ bīng fǎ literalmente " Estratégia Militar de Sun Tzu" ), é um tratado militar escrito durante o século IV a.C. pelo estrategista conhecido como Sun Tzu . O tratado é composto por treze capítulos, onde em cada capítulo é abordado um aspecto da estratégia de guerra, de modo a compor um panorama de todos os eventos e estratégias que devem ser abordados em um combate racional. Acredita-se que o livro tenha sido usado por diversos estrategistas militares através da história como Napoleão, Adolf Hitler e Mao Tse Tung. [Wikipédia]

Embora o nome seja "A Arte da Guerra", e a intenção seja orientar o leitor para ganhar uma guerra, o interessante é que as citações ajustavam-se a situações da vida, muitas vezes à liderança de grupos... actualmente passou a ser uma "bíblia" dos gestores e administradores.

Recebi-o como prenda!

Fiquei espantado pelo modelo do livro, devorei-o rapidamente...

A frase que me ficou mais foi:

Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo lutará cem batalhas sem perigo de derrota; para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, terá as mesmas hipóteses para a vitória ou para a derrota; aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas

Outras tantas me fizeram pensar bastante...

...obrigado pela prenda!

Ps: Para quem tem curiosidade de ler o livro, pode ver neste blog. Eu preferi comprar o livro, é daqueles que faço questão de ter na estante.


Música associada: Gianna Nannini - Meravigliosa creatura

Sem comentários: