sexta-feira, dezembro 14, 2007

Hierarquia


Desde há bastante tempo que reflicto bastante sobre liderança... começou por ser um passatempo, para me cultivar pessoalmente por estar à frente de alguns projectos, passou a ser uma matéria de estudo a nível profissional, com cadeiras a sucessivamente me indicarem o que deve um líder ser e fazer. Por fim tornou-se essencial para me equilibrar.

Numa conversa dizia que com o meu estudo da liderança adquiri uma consciência forte da hierarquia. Nos projectos em que estou, ou sou líder ou não, se não for concorde ou não subjugo-me ao líder, indicando por conversa discreta que não estou de acordo, seguindo no entanto as indicações. Se for espero um bocado isto, que confiem em mim e me sigam, mesmo quando é mais difícil.

Relembro-me sempre dos livros que li sobre organizações, em que as mais brilhantes são aquelas que dão mais liberdade e onde a hierarquia está menos visível, permitindo a cada entidade dar o seu melhor, no entanto, por algum motivo continuo a acreditar num misto de ambos, em que é possível haver uma cabeça que dá indicações gerais, e que ouve todos, mas à qual todos respeitam e obedecem quando tal lhes é pedido.


Não sei se é a atitude mais correcta ou mais sensata...

...mas tem sido a que segui, respeitar a hierarquia, se correr mal, avaliar-se-à mais tarde e alterações serão feitas.

Sem comentários: