quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Entre colegas...

Colega: pessoa com a qual temos alguma confiança mútua, mas não nos conhece suficientemente bem para partilharmos algo de mais profundo, nem consegue prever qual será a nossa opinião sobre determinado tema - definição feita por... mim.

Nas reuniões que tinha, quando havia decisões que envolviam avaliação e votação em pessoas, sempre estive habituado a ter voto secreto, é algo mais cómodo, não atacamos as expectativas de uma pessoa ao votarmos noutra, não há ressentimentos nem votos que contam mais ou menos pela ordem, nem orientação de votos pelos anteriores... há apenas um resultado final sincero.

Para mim, cometemos um erro entre colegas ao julgarmos que temos confiança suficiente para votar abertamente pensando que isso não irá criar mal-estar nem manipulação de resultado... o resultado deixa de ser sincero, os últimos votos muitas vezes deixam de contar por o resultado já estar definido... os votos mudam-se por se achar que naquela pessoa já não vão fazer diferença...

Liderança falhada... não cria à partida conforto nas pessoas, nas decisões, no futuro...

É estranho perceber que muitos líderes ignoram que o resultado final óptimo não pode ser obtido sem a plenitude da realização de cada uma das pessoas que o elaboram.

São estas coisas que me fazem impressão e me fazerem ter vontade de estar eu a liderar... mas nem tudo é negativo, serve para perceber o que não devo fazer.

Entretanto vou estando de olhos abertos...

...para caso seja a minha vez não ser cego!

1 comentário:

An@ disse...

Ter colegas é bom mas ter companheiros e amigos... faz toda a diferença na sinceridade de que falas e na verdadeira apresentação "das coisas".

Beijinhos, "nao colega" :)