quinta-feira, abril 10, 2008

Elitismo

Ultimamente há algo que me tem incomodado em algumas pessoas à minha volta.. o elitismo puro e duro.

Também já gostei de ser elitista, é mais fácil ter um grupo e restringi-lo, só aceitamos as pessoas que gostamos, não temos que fazer grandes esforços de adaptação, nem de compreensão.. já conhecemos as pessoas bem ou as que não conhecemos, gostamos delas e do seu modo de estar.

No entanto já à algum tempo percebi que isto embora mais fácil, não deve ser opção, cria exclusão, as pessoas não são integradas... nunca atingem o seu potencial porque nunca lhe dão oportunidade para isso.

Muitas vezes isto vem aliado à critica da elite à pessoa.. é tão fácil atacar quando não se está sozinho.

Dissecado assim parece bastante incomum, até grosseiro e ofensivo.. mas provavelmente acontece mais do que notamos, no nosso grupo de amigos, no grupo de pessoas com quem convivemos, no grupo de pessoas que lideramos...

Anda-me mesmo a incomodar isto, e tenho-me afastado dos grupos onde isto é frequente.

Nos projectos onde ando isto também se nota, especialmente na diferença com que se tratam as pessoas de quem se gosta e as outras...

Tento afastar-me deste modelo, para tentar estar aberto as pessoas, e não focar os defeitos, mas tentar fazer sobressair as virtudes... não de uma forma bonita e teórica, mas na prática, onde doi.

Isto tem feito uma frase ecoar na minha cabeça...

As pessoas não se "mandam"...

....conquistam-se e lideram-se para poderem atingir o seu potencial!

Sem comentários: