domingo, junho 22, 2008

Leave IRC?


Desde a revolução no PThelp tenho andado a pensar o que realmente fez com que o IRC tenha passado para segundo plano.

Os ainda "agarrados" ao IRC afirmam que o MSN vir com o Windows, e ter uma interface bonita e apelativa foi a morte do IRC. A própria inexistência de comandos, tudo ser feito através duma interface user-friendly já por si é outro argumento.

Mas não é nem pode ser suficiente...

Tive a pensar no que afasta as pessoas.. no hierarquia que o IRC cria, com os operadores, IRCop's, etc, que como em todo o lado faz com que estejam poucos com muito poder, e muitos com pouco.

Na tirania de cada gestor de canal que pode fazer o que bem lhe apetece no seu canal, mesmo ser incorrecto para com as pessoas que lá vão/estão.

Não falta de globalidade da rede... existe milhares de redes... se as pessoas com quem queres falar estão distribuidas por elas é.. chato!

Curiosidade: Enquanto pensava em escrever isto li curiosamente que o IRC inicialmente em 1990 foi criado como uma rede única, ligando vários países... mas a falta de entendimento entre políticas criou separações continuas que bifurcaram em várias redes... até hoje em dia.

Mas mesmo com os mesmo argumentos que o MSN apresenta o Sapo Messenger, que até publicidade em massa teve, com SMS à borla... foi um fracasso....

Deixa-nos a pensar..

...será que basta um programa vir com o windows para ter sucesso, ou há algo que esta a falhar nestes argumentos?

Sem comentários: