quarta-feira, dezembro 31, 2008

Cartão do Cidadão


Aproveitei o último dia do ano para ir levantar o meu cartão do cidadão e entrar em 2009 já um "cidadão simplex"!

Se a ideia de reduzir os cartões na carteira, e especialmente fazer desaparecer aquela coisa grande e incomportável que era o bilhete de identidade, por si era já aliciante, confesso que depois de explorar tive as minhas expectativas superadas.

Desde o momento que o fui pedir à loja do cidadão, (onde fiquei contente por ver a simpatia das pessoas que atendiam), à vertente tecnológica da recolha de dados biométricos (é verdade, finalmente entramos nessa era)... e finalmente a utilização através da internet para usar os serviços à distância...

Finalmente a tecnologia começou a destruir a burocracia, ou pelo menos a avançar para patamares mais simpáticos para o cidadão, e úteis para todos.

Bem confesso que nem tudo são rosas, e andei perdido pela configuração do Firefox para utilizar o certificado do cartão (dado que há 1 dos passos que é vago e outro que falta), mas vá, depois de alguma luta já está a funcionar, bem como o Thunderbird.

Já enviei o primeiro email digitalmente assinado com o Cartão do Cidadão, bem como associei a minha conta do Portão do Cidadão a ele...basicamente já me diverti.

Espero agora que seja útil como parece...

...quando realmente precisar!

Sem comentários: