domingo, junho 29, 2008

Lenda Urbana


"Lendas urbanas, mitos urbanos ou lendas contemporâneas são pequenas histórias de caráter fabuloso ou sensacionalista amplamente divulgadas de forma oral, através de e-mails ou da imprensa e que constituem um tipo de folclore moderno. São freqüentemente narradas como sendo fatos acontecidos a um "amigo de um amigo" ou de conhecimento público.

Muitas delas já são bastante antigas, tendo sofrido apenas pequenas alterações ao longo dos anos. Muitas foram mesmo traduzidas e incorporadas a outras culturas. Uma dessas histórias dá conta de homens seduzidos e drogados em espaços de diversão nocturna que, ao acordarem no dia seguinte, descobrem que tiveram um de seus rins cirurgicamente extraído por uma quadrilha especializada na venda de órgãos humanos para transplante.
"


Muitas vezes penso como é que começam os mitos ou lendas.. e não é preciso ir muito para trás no tempo, bastam os mitos urbanos actuais...

As coisas que quando ouvimos parece ridícula, mas que muita gente leva a sério por ouvir do amigo que ouviu do amigo, do amigo...

Hoje percebi que eu próprio já tive a minha quota parte de contribuição.. por teimosia ou as vezes apenas porque sim, criamos a nossa versão da história... que não é exactamente como realmente foi... normalmente tem mais emoção ou drama, só para tornar a coisa mais entusiasmante...

Pergunto-me se não existiram coisas que assumimos como verdade hoje que nasceram de simples teimosia ou boa imaginação...

Como nunca iremos saber...

...é engraçado imaginar, e se...?

domingo, junho 22, 2008

Leave IRC?


Desde a revolução no PThelp tenho andado a pensar o que realmente fez com que o IRC tenha passado para segundo plano.

Os ainda "agarrados" ao IRC afirmam que o MSN vir com o Windows, e ter uma interface bonita e apelativa foi a morte do IRC. A própria inexistência de comandos, tudo ser feito através duma interface user-friendly já por si é outro argumento.

Mas não é nem pode ser suficiente...

Tive a pensar no que afasta as pessoas.. no hierarquia que o IRC cria, com os operadores, IRCop's, etc, que como em todo o lado faz com que estejam poucos com muito poder, e muitos com pouco.

Na tirania de cada gestor de canal que pode fazer o que bem lhe apetece no seu canal, mesmo ser incorrecto para com as pessoas que lá vão/estão.

Não falta de globalidade da rede... existe milhares de redes... se as pessoas com quem queres falar estão distribuidas por elas é.. chato!

Curiosidade: Enquanto pensava em escrever isto li curiosamente que o IRC inicialmente em 1990 foi criado como uma rede única, ligando vários países... mas a falta de entendimento entre políticas criou separações continuas que bifurcaram em várias redes... até hoje em dia.

Mas mesmo com os mesmo argumentos que o MSN apresenta o Sapo Messenger, que até publicidade em massa teve, com SMS à borla... foi um fracasso....

Deixa-nos a pensar..

...será que basta um programa vir com o windows para ter sucesso, ou há algo que esta a falhar nestes argumentos?

sexta-feira, junho 20, 2008

Holanda?


Desde sempre me questionava porque é que a Holanda era a "laranja mecânica" se a bandeira não continha laranja...

Comecei por descobrir que Holanda é na realidade um nome incorrecto para Países Baixos. Holanda refere-se apenas a duas , (Holanda do Norte e Holanda do Sul), das doze províncias que a constituem.

A forma plural os 'Países Baixos' em português é reminiscente dos tempos de quando o país ainda não era independente ou unido.

Aprendi também que a bandeira era originalmente laranja, branca e azul, mas o tom de laranja era "instável" e rapidamente se degradava para vermelho... algum tempo depois a cor foi oficialmente mudada para vermelho.

Provavelmente dai o laranja... ainda não consegui ler em nenhum sitio a afirmação, mas parece-me lógica.

Aprendi também que o nome "Laranja Mecânica" vem de:

"A campanha no Campeonato do mundo de 1974 foi histórica: em sete jogos, cinco vitórias, um empate e uma derrota. A derrota, inclusive, tirou o título das mãos dos Países Baixos, pois foi na final contra os alemães ocidentais (2x1, de virada, para os donos da casa). Apesar de não ter sido a grande campeã, encantou o mundo com uma maneira dinâmica de jogar futebol, onde os jogadores não guardavam posições e faziam a bola passar de pé em pé até chegar ao golo. Esta táctica, considerada revolucionária, foi denominada de "carrossel" e acabou apelidando carinhosamente aquela selecção de Laranja Mecânica, em homenagem ao clássico filme de Stanley Kubrick e sucesso cinematográfico da época."


É engraçado como a história evolui...

... e se constroi à volta de coisas que não imaginamos...

quinta-feira, junho 19, 2008

Coisas simples

"Olá Pedro!
...

Abraço e obrigada pelo teu trabalho ( não sei se já te disse, mas admiro muito a tua dedicação e capacidade de trabalho, enfim, há coisas que às vezes é bom dizer =) "



Frase simples...
...mas que valeu por muito!

domingo, junho 15, 2008

Estufa Fria/Quente


Um dia para relaxar...

Um dia para sintonizar...

Um dia de estufa fria..ou quente...

Um dia para ti (nós)!

quinta-feira, junho 12, 2008

PThelp: Manifesto


Nota introdutória: Para quem não conhece, o PTHelp é um canal de ajuda, constituido por voluntários que utilizam o IRC (sim, aquela coisa antiga que se usava antes do messenger), criado em 1998 para ajudar em dúvidas sobre a rede onde está - a rede portuguesa de IRC, PTnet (uma rede à beira da morte por "fuga" para o messenger). Faço parte da equipa desde 2000.

Aconteceu.

Revolta por condições, revolta por falta de atenção, revolta por ver um projecto de 10 anos morrer com a rede...

Algo que era suposto ser um grito de despertar, tornou-se praticamente num grito pré-morte.

Após a dissolução, uma equipa consistente e com personalidade tornou-se em parte num grupo de pessoas com vontade de vingança... percebi que é fácil conviver com várias pessoas e não reconhecer a personalidade até acontecer uma situação limite...

"...Se o teu chefe te despedir não lhe furas os pneus?"
Obviamente que não!!!

Teve muitas coisas más, mas deu realmente para perceber quem é quem.

Foi uma pequena lição de vida sobre a personalidade das pessoas e gestão de grupos.
Foi uma pequena lição de vida sobre como uma ideia pode ser interpretada de duas maneiras tão diferentes.
Foi uma pequena lição de vida sobre como as pessoas se podem exaltar e perder toda a razão.

Regressarei...

...mas antes existem muitas coisas para fazer e feridas para ajudar a sarar!

domingo, junho 01, 2008

Blog

Depois de ter feedback de que a template deste blog torna-o menos legível estou a tentar dar a volta a isso continuando no estilo preto que o caracteriza.

Mudei as cores para serem menos agressivas, e outras para serem mais visíveis.

Aceitam-se feedbacks...