segunda-feira, março 02, 2009

De onde vem a crise?



Não sou uma pessoa de grande cultura económica, como tal, não percebo bem as causas de uma crise, enquanto que os efeitos são bem visíveis.

Sempre me pareceu esquisito o conceito de crise.. porque na realidade o dinheiro em circulação é o mesmo, se bem que tinha a noção que é sempre a procura que influência e não só a "quantidade" de dinheiro.

A face mais visível disto é o preço dos diamantes, que se mantém sempre extremamente altos porque os grupos que os vendem apenas o suficiente para a procura, que é sempre elevada, não conseguir ser totalmente satisfeita... fazendo com que as pessoas paguem mais para serem alguns dos "poucos" a terem.

Para mim isto é tudo muito estranho. Lembra-me a história sobre os índios e o inverno. Começa com os índios a abastecerem-se de lenha para o Inverno... então o chefe, mais tecnológico decide ligar para a meteorologia e pergunta: "Então este Inverno vai ser frio?"

A resposta do outro lado é: "Acreditamos que sim!". Como bom chefe que é, indica à restante aldeia para recolher mais lenha, no entanto de tempos a tempos vai verificando com a meteorologia: "Vai ser mesmo frio?"

"Sim, vai ser mesmo muito frio!". E cada vez recolhem mais lenha...

Até que um dia, decide perguntar: "Desculpem lá, mas como é que vocês tem a certeza que vai ser assim tão frio?"

A resposta do outro lado:"Os índios que percebem disto estão a armazenar lenha como nunca vimos.."

Diria o Fernando Peça...

...e esta hein?

Sem comentários: