quinta-feira, março 05, 2009

Twitter


Já tinha ouvido falar muito do Twitter... e curiosamente nem tinha sido na internet, era mais na televisão onde era largamente divulgado devido à sua utilização por pessoas mediáticas como Barack Obama.

Confesso que não tinha percebido ainda a utilidade, achava o conceito de micro-blogging estranho. 140 caracteres de máximo?!

Ir ao site escrever? Mandar SMS do telemóvel (isto não achava piada.. gastar dinheiro sem motivo)? ... Não me parecia nada prática nenhuma das opções, nem útil...

Hoje percebi o conceito. Talvez o tenha percebido só quando e porque achei o TwitterFox que ultrapassava os problemas anteriores...

Percebi que um tweet é um desabafo para o ar, uma coisa suficientemente insignificante para não ser escrita num blog, mas suficientemente importante para nos apetecer partilhar.

Mas o sucesso não se deve a isso de longe.. deve-se à versalidade de aplicações a correr sobre a sua API, (uma API é tipo um intermediario entre dois programas que permite que eu escreva um programa que use o Twitter neste caso).

Há Tweets de agencias noticiosas, de pessoas famosas, de instituições... e o que reparei ser interessante é que como há tanta coisa na internet o nosso tempo de atenção a cada uma é cada vez menor... os 140 caracteres permitem que façamos uma selecção rápida do que vale a pena ler mais... quando há mais para ler.

Integrei uma das aplicações que usa a API do Twitter no blog...

...não porque sejam de grande importância, mas porque achei que podia ter lógica unir outra coisa sobre mim...

Adição posterior: Integrei a minha conta do Twitter com a do Blogger e vice-versa.. ou seja aqui aparecem os tweets e no twitter aparecem excertos dos posts quando publico um novo...

Sem comentários: