quarta-feira, junho 03, 2009

Formação


Tenho andado a ter algumas formações, e para além do que tenho aprendido tenho constatado uma coisa muito curiosa.

Tenho sido ensinado a fazer exactamente as mesmas coisas que nas formações que tenho para animar campos de férias... no entanto os motivos são diferentes.

Por exemplo, enquanto que numa delas sou formado para ser humilde e ter sempre isso em mente, na outra sou formado para nunca dizer que sou o maior, mesmo que o pense, para gerir expectativas...

Isto porque existe uma fórmula curiosa, P-E = S , ou seja Produto Final - Expectativa = Satisfação.
Tendo uma escala de 0-10, isto implica que mesmo que seja realmente um 9 (P), se a expectativa foi 8 (E) a satisfação vai ser apenas 1 (S).. no entanto, se for um 8 (P) e um 5 (E) => 8-5 = 3(S)!



Ensinam-nos também que criticar em algumas situações não trás nada de positivo... imaginando que sou casado, e o jantar feito pela minha mulher está salgado, e ela já o admitiu não vale a pena bater no ceguinho... num deles porque não faz sentido, porque todos no enganamos.... no outro porque isso poderá implicar que amanhã já não haja comida, seja salgada, seja sem sal....

É extremamente curioso verificar que o final muitas vezes é igual, no entanto a motivação é bastante diferente...

Serão complementares ou imisciveis?

...ainda não consegui perceber...

1 comentário:

Caramela disse...

Gostei muito desse poste!!1
Principalmente ha que ter em mente com a equipe esplendosa da tua futura cozinha!! :)
hehe