quinta-feira, novembro 05, 2009

Strike 3, you're OUT!



Quem se lembra do velhinho Napster?

A luta global das editoras contra a partilha na internet começou ai... pela primeira vez esqueceram os gravadores de K7, VHS e mais tarde CDs...

Começou uma guerra, com motivos, de parte a parte mas que nunca irá dar bons resultados... para cada medida punitiva haverá 20 maneiras de escapar... isso nota-se bem, afinal a guerra ainda dura e não parece ter fim à vista!

Acho que o medo das editoras de morrerem ainda não as fez perceber que... a internet é o futuro. Plain and simple.

A Apple foi a primeira empresa que teve essa visão e a concretizou... a loja de música!

Percebendo que não pagar nada é obviamente injusto, mas que nunca deixará de existir essa opção, parece-me que os big players estão a ir pelo sentido errado...

Face it, you can't win this fight! Adapt!

A medida mais inteligente, embora complexa, de todas seria existe uma taxa de internet acrescida. Quando comprava-mos um plano de dados, no contracto haveria a hipótese de pagar mais 10-15€ por mês o que tornava legal tudo o que fizéssemos download (ilegal)... a complexidade da medida era a divisão do dinheiro pelos artistas etc. Mas tendo em vista o que estão a gastar neste momento em dinheiro para combater os downloads ilegais.. até diria "it's a piece of cake"!

Quem não pagasse e sacasse, tinha então medidas punitivas, tanto podia ser o "strike 3" que a Europa infelizmente parece estar a adoptar e que diz que se fores apanhado a sacar 3 vezes, após os 2 primeiros avisos por carta, à 3º é cortado o acesso à internet automaticamente, sem ser necessário autorização de um juíz.

Ora bem, para deixar de sacar.. corta-se a net!

Como é que nunca pensei nisso...

...Para não roubar, corta-se as mãos, faz sentido! :-D

Sem comentários: