sexta-feira, dezembro 25, 2009

É tudo complicado?


Há aquela máxima que os filhos imitam o que vêem os pais a fazer, para o bem e para o mal.

Acho que não são só os filhos. Todos imitamos gestos, acções, palavras, comportamentos...

Uma das coisas que ultimamente tenho pensado sobre isto é se no caso da televisão, em filmes, telenovelas etc, imitamos ou somos imitados...

Irrita-me tremendamente ver novelas porque há momentos, logo no inicio da historia, em que bastava mais um gesto, mais sinceridade, ou qualquer outra coisa do género e não havia historia...

A grande questão é... aqueles momentos de suspense em que por exemplo, boy meets girl: boy likes girl, girl likes boy, boy doesn't say, girl doesn't say... they both go separe ways... são imitação da realidade? Ou são postos no enredo para o aumentar... ?

Como alguém diria provavelmente, como sou homem, acho as coisas simples, então opto pela segunda, são apenas uma maneira de aumentar o enredo.. até porque um filme de 3 horas não pode acabar depois de 10 minutos....

No entanto estas situações são consideradas clichés, normais até talvez... passam-se também na realidade...

Não sendo de todo um dos malucos da conspiração que acha que a televisão degrada a sociedade, (só a faz procriar menos... e não é piada, basta ver quando há furacões nos E.U.A. a natalidade a aumentar 9 meses depois devido à falta de electricidade.. google it)... acho que nos complica.

Não é normal boy meets girl, boy and girl like each other, the end. Penso é que pode faltar à frase anterior o "já".. "já não é normal".

Para além de me irritar, sinto como uma falta de criatividade crónica... de quem escreve, inovem, porque não ter boy meets girl e depois ficarem mesmo juntos logo... aposto que ia ficar muita gente de boca a aberta.. as tantas diziam "pois, isto só acontece nos filmes"...

Se num conto de fadas num filme épico é tão complicado como será na vida real...

Gostava de ver o que acontecia se o simples se tornasse o cliché... pelo menos uma coisa é certa, a qualidade dos guiões melhorava, pelo menos tinha inovação!


Acho que nos habituamos tanto aos clichés complicados que os trouxemos para a vida real, sem percebermos.

Mas claro, isto também pode ser a visão simplista de acções humanas...

...que por definição são complicadas, pelo menos para alguns...

2 comentários:

MD disse...

Eu não vejo telenovelas nem telejornais por causa, em grande parte, disso.

Elas me irritam. E influenciam a nossa vida e, pior, criam expectativas absurdas, que, quando não concretizadas, nos deixam desiludidos.

Kris disse...

li este post no buzz e fiquei a pensar sobre ele.

Deixei de ver tv há muito tempo, mas é só para dizer que também existem casos destes na vida real.

Penso que as coisas são simples e as pessoas é que as complicam: há uns meses uns amigos meus acabaram e eu como era amiga dos dois tentei apoiar um e outro, continuavam a gostar um do outro mas não eram capaz de dizer o que me diziam a mim.

E quando eu dizia que as coisas eram simples ouvia sempre um "não é bem assim", até que esse meu amigo acabou certo dia por me dizer "é claro que eu não sou burro, eu quero o melhor para mim"

Acho é que às vezes as pessoas se esquecem disto.

Quanto à TV, só a ligo para ver futebol e não sinto falta nenhuma dela.