quinta-feira, junho 25, 2009

"Dois Anos do XVII Governo no Desenvolvimento da Sociedade da Informação"

Uma apresentação do Prof. António Dias de Figueiredo, um dos professores que tive a sorte de ter e que mais admiro.



...concorde-se ou não a sua presença forte é indiscutível!

sexta-feira, junho 19, 2009

Citação do dia


"Being powerful is like being a lady. If you have to tell people you are, you aren't."

Margaret Thatcher

quinta-feira, junho 18, 2009

Mitos Hollywodescos


Existe ficção científica e existe pura burrice.

Hollywood é perito em ambos...

Existem várias coisas que são tidas como conhecimento geral, mas que não passam de mitos criados pelos filmes e séries e que não percebo como se continuam a usar ainda hoje em dia.

Por exemplo, quando um coração para continuamos a ouvir "CLEAR!" e pimbas um choque o tipo estrebucha e pronto, lá volta a bater... ora bem... se não sabiam acho que já passaram a saber que isso é mito tal como é referênciado por exemplo aqui:

"In the NBC television series E.R., the defibrillator is used regularly. As the show puts a high value on medical realism, classic mistakes such as defibrillating asystole ('flat-line') rarely occur."

Mas este é apenas um dos muitos que devem ter sido começados por ignorancia e agora são continuados por pura estupidez.

Já outros foram dismistificados pelos MythBusters tal como disparar uma arma contra um deposito de gasolina de um carro o fazer explodir, um tiro de caçadeira fazer a pessoa ser projectada para trás ou um carro ser o suficiente para proteger de balas não atingirem uma pessoa por trás dele...


Cada vez mais valorizo os filmes e séries que não continuam com estes erros...

...um exemplo recente foi a falta de som no espaço em Star Trek!

quarta-feira, junho 17, 2009

Impossible

terça-feira, junho 16, 2009

Download torrents as normal files...



Ultimamente surgem conceitos informáticos que são complicados de compreender para o comum leigo... um deles é o torrent, (outro é o twitter mas desse já falei...ou falaram por mim).

O conceito de ter que sacar um ficheiro para adicionar a um programa que por sua vez vai sacar o ficheiro real que queremos é por vezes confuso e nada intuitivo.

Para dar a volta a isto, para quem usa Firefox apresento-vos o FireTorrent um plugin para o Firefox que permite que o processo se torne transparente...

Basta chegar ao sitio onde estão os ficheiros .torrent e po-los a sacar... et voilá começa a sacar o que realmente queremos.

É um conceito interessante e que provavelmente ajuda as massas a começarem, (ainda mais), a usarem isto...

...só precisam é de ter o Firefox!

sexta-feira, junho 12, 2009

YouTube Shows


Muitos de vocês não devem saber, mas o Youtube tem agora uma secção de Filmes / Séries disponível...

Tem lá séries clássicas bem como filmes bem catitas para ver, tudo ao bom velho estilo do YouTube... no entanto, e agora vem a parte irritante, como sempre está bloqueado o conteúdo aos Estados Unidos... raios partam esta falta de visão global.

No entanto, como obviamente me considero um cidadão do mundo, arranjei uma maneira do YouTube também achar que sou, e por consequência conseguir ver o que quero dos filmes e séries...

Tem um nome... quem sabe apropriado... chama-se HideMyAss e embora haja outros que fazem o mesmo achei mais piada a este.

Como funciona? Fácil, copiam o URL do que querem ver no YouTube (por exemplo http://www.youtube.com/watch?v=uuRcxnzguUE ), e colam no HideMyAss... et voilá!

Conseguem ver preciosidades tal como o primeiro episodeo de MacGyver... sem intervalos nem publicidade... ou o primeiro episódeo de ALF...

Adição posterior: Dado que os links acima directos para os episodes expiraram, vão aqui (MacGyver) por exemplo ou aqui (ALF) e copiem os URL dos vídeos e colem no HideMyAss aqui.

Eish... que isto é nostálgico...

...um bocado bizarro rever, mas nostálgico!

Ps: Esqueci-me de dizer, para os mais cautelosos... é tudo legal :-) (ao contrário de sacar).

terça-feira, junho 09, 2009

Pranks


Adoro pregar partidas, e tenho percebido que tenho especial talento (negro) para isso...

Acabo por pregar a maioria delas, durante o ano, em computadores, porque é a minha área, e acabo por usar coisas que penso mais tarde que podem servir para... coisas mais divertidas.

A última foi mudar o ficheiro hosts do Windows, encaminhando todos os motores de busca para uma página que nada tinha a ver... e ver a cara da vitima de olhos bem abertos sem perceber o que se passava... priceless... (obviamente era alguém desta área também, senão não tinha piada)... até porque melhor do que isto é depois ver a pessoa a tentar por tudo "ok".

Mas vá, não sou assim tão mauzinho, passado algum tempo expliquei como se voltava a por tudo bem.

Partilho com vocês como se faz isto, mas.. juízo! Isto deve ser para todos se divertirem e não para prejudicar alguém!


Vão a esta pasta: C:\Windows\System32\drivers\

Terão lá um ficheiro chamado hosts, que podem abrir com o Notepad/Bloco de Notas

Esta é uma tabela de DNS do Windows... ou explicando numa forma mais leiga, quando vão ao vosso Firefox ou Internet Explorer e escrevem www.Google.com, o vosso computador tem que descobrir onde, (em que IP) é que está o Google.com...

Esse ficheiro serve para fazer isso localmente, ou seja, o que puserem ai o vosso computador não precisa de ir à net procurar onde é que está, sabe logo.

Ou seja se adicionarem esta linha ao fundo desse ficheiro:

128.121.146.228 youtube.com

Sempre que o vosso amigo foi ao youtube.com, abrirá em vez disso o Twitter...


Façam maldades...

...mas depois não se esqueçam de as remover!

Ps: Em caso de browsers com cache de DNS, com o Firefox demorará algum tempo até isto acontecer, porque ainda tem guardado o IP da última vez que lá foi.

domingo, junho 07, 2009

Votar



É um vídeo sobre as eleições na América, ainda pré-Obama, mas adapta-se bastante bem a todas as votações políticas...

...sem voto, sem moral para dizer que está mal!

sábado, junho 06, 2009

O que é o twitter?

Já me perguntaram várias vezes o que é o twitter... já respondi de várias formas, mas acho que esta é a resposta mais correcta que podia dar...



... in plain English!

quarta-feira, junho 03, 2009

Formação


Tenho andado a ter algumas formações, e para além do que tenho aprendido tenho constatado uma coisa muito curiosa.

Tenho sido ensinado a fazer exactamente as mesmas coisas que nas formações que tenho para animar campos de férias... no entanto os motivos são diferentes.

Por exemplo, enquanto que numa delas sou formado para ser humilde e ter sempre isso em mente, na outra sou formado para nunca dizer que sou o maior, mesmo que o pense, para gerir expectativas...

Isto porque existe uma fórmula curiosa, P-E = S , ou seja Produto Final - Expectativa = Satisfação.
Tendo uma escala de 0-10, isto implica que mesmo que seja realmente um 9 (P), se a expectativa foi 8 (E) a satisfação vai ser apenas 1 (S).. no entanto, se for um 8 (P) e um 5 (E) => 8-5 = 3(S)!



Ensinam-nos também que criticar em algumas situações não trás nada de positivo... imaginando que sou casado, e o jantar feito pela minha mulher está salgado, e ela já o admitiu não vale a pena bater no ceguinho... num deles porque não faz sentido, porque todos no enganamos.... no outro porque isso poderá implicar que amanhã já não haja comida, seja salgada, seja sem sal....

É extremamente curioso verificar que o final muitas vezes é igual, no entanto a motivação é bastante diferente...

Serão complementares ou imisciveis?

...ainda não consegui perceber...