sábado, setembro 26, 2009

Dinheiro de plástico

Ultimamente não uso dinheiro, na versão tradicional isto é.

Parece-me uma coisa do passado, papel, metal... ter que andar a fazer contas, e confirmar trocos, ou ver se tenho a quantia xpto para pagar...

Este método em nada difere de há muitas centenas de anos.

Uso apenas o cartão de crédito, para tudo o que puder... (e irrita-me bastante quando não posso pagar algo com ele). Fica tudo anotadinho no banco online para onde foi cada cêntimo o que permite controlar melhor as minhas finanças, e nunca há enganos para bem ou mal nos trocos.

Não percebo porque é que as pessoas, nem digo as mais velhas, que essas percebo, todos somos naturalmente resistentes às mudanças, e o medo de ser enganadas e não perceberem como funciona tudo ajuda a que não usem.. mas e as novas?

Porque se insiste em levantar dinheiro para pagar algo onde se pode usar o cartão? Será hábito? Será uma questão de psicologicamente ter mais controlo sobre os gastos dado que notas físicas desaparecem da carteira? Ou é simplesmente porque ainda demora uns minutos a pagar com cartão?

Também não ajuda que nem todos os locais aceitem, mas à parte disso confesso que não percebo a preferência por dinheiro.

Talvez alguns feedbacks aqui no blog me ajudem a abrir perspectivas.

Entretanto vou já pensando e lendo sobre o novo sistema que a MasterCard está a tentar implementar em Portugal até ao fim do ano, que usa RFID... e que de certo vou gostar :-)

Este blog está a ficar muito tecnológico...

...estarei a ficar demasiado focado?

sexta-feira, setembro 25, 2009

terça-feira, setembro 22, 2009

Buggy






Hoje estou triste.

Existem aquelas "coisas" que damos por garantidas. Que ano após ano, nos crescemos, viajamos, passeamos, mas quando voltamos a casa estão sempre lá, à nossa espera.

O Buggy é uma delas... é um serra da estrela que tenho desde talvez os meus 9 anos... ou seja deve ter cerca de 15 anos...

Andava já de lado, com muita dificuldade... ouvia mal, e via provavelmente ainda pior, até brincávamos com ele ter aquele aspecto todo desengonçado... mas nunca falhava, quando se chegava a casa, lá ia ele...

Hoje não foi....

Encontrei-o deitado num canto, sem se conseguir levantar, a ganir de desespero por não ter a força que outros tempos teve para se mover...


Hoje percebi que o meu amigo, provavelmente um dos mais antigos, não é eterno.


Update (23/09/2009): Morreu :-(

segunda-feira, setembro 21, 2009

Pensamento do dia

Faz-nos falta a pedagogia do fracasso, temos medo dela, mas é o que nos dá força. Necessitamos de uma pedagogia que sem ser opressiva faça a pessoa experimentar os seus limites, a ajude ser verdadeira consigo própria, a saber pedir ajuda, a pôr os meios, a não ficar na epiderme das vitórias fáceis; de uma pedagogia que não nos tire todas as pedrinhas do caminho, mas que nos faça aprender através dos fracassos e que deles tire partido para crescer. É bom ter fracassos porque é daí que nasce a humildade, a verdade e a possibilidade de vencer as nossas complicações.


Vasco P. Magalhães, sj

segunda-feira, setembro 07, 2009

Fim-de-semana da BOBAGEM!


View Fim de Semana Bobagem in a larger map

Quinta-feira à noite começou...

...1000 Km...

...dormir no Baleal...
...Peniche...
...Berlengas...
...dormir no forte...
...Baptismo de mergulho em alto mar...
...dormir em Santo Tirso...
...passar por Vila Real...
...chegar a Ribeira de Pena...
...Fantasticable... [ver o vídeo da minha chegada]
...Canyoning...

...chegar a casa domingo à noite, acabou...

...priceless!

quinta-feira, setembro 03, 2009

Amanhã estarei aqui...

Amanhã estarei aqui, numa viagem que prometi repetir o ano passado no mesmo local...







...na paz que me dará forças para um novo ano!