segunda-feira, novembro 05, 2012

Think outside the box

Durante uma conversa há pouco tempo, ouvi dizerem que não gostavam do conceito "think out of the box" porque a cabeça não é uma caixa, portanto a frase não tinha sentido.

Tive curiosidade e fui ler de onde veio o termo.. 

Embora as origens sejam relativamente obscuras, existe algum consenso sobre o termo estar muito associado a um puzzle topográfico chamado "nine dots puzzle". Este puzzle:



Este puzzle é um desafio intelectual que consiste em tentar unir todos os 9 pontos desenhando apenas 4 linhas rectas, sem levantar a caneta do papel.

A resolução é fácil, e a frase "think out of the box" é a solução em si para ele. O puzzle parece difícil porque geralmente limitamo-nos à área definida pelos 9 pontos, uma espécie de barreira invisível.. mal deixamos de a ter em consideração, chegamos a algo simples como isto:





A solução generalizou uma frase que representa o conceito de pensar fora dos paradigmas comuns.

Podem ler mais na nossa amiga Wikipédia.

3 comentários:

Vincent Silver disse...

É uma expressão que nem seria preciso para uma pessoa com alguma inteligência decente para perceber, sem ter que se remontar à sua origem, mas de facto é interessante ver de onde veio. Mas devo dizer que penso que quem afirmou isso, será alguém com alguma falta de inteligência, primeiro porque essa expressão será usada como metáfora ou analogia para certa situação e por isso tem que se conseguir converter o conceito para a tal situação que se usa no momento, claro que há pessoas que são incapazes de tal, então talvez o mecanismo de defesa que arranjem é dizer que não gostam ou que não faz sentido.

Danilo Sergio Pallar Lemos disse...

O SEU BLOG POSSUI UM DESENVOLVIMENTO EXPRESSIVO E EXPANSIVO NA DIVERSIDADE DO SABER.
wwwsabereducar.blogspot.com

Pedro Vicente disse...

Obrigado @Danilo :-)