domingo, maio 05, 2013

Teorias da Animação


Há 10 anos entrei num mundo desconhecido e inesperado para mim. Eram os campos de férias do movimento Campinácios, descendentes do CAMTIL e do MOCAMFE.. uma espécie de escuteiros mas diferentes.

Há 10 anos não tinha grande vontade, apetência ou paciência, achava eu, para tratar e educar de crianças...

Fui fazer campo para ser formado como animador, por motivos totalmente alheios ao campo em si, só pelas pessoas que iam. 

E a partir dai, durante os 10 anos seguintes posso dizer que a minha vida de facto mudou bastante. Durante estes últimos 10 anos fui animador de equipa, livre, adjunto e director e aprendi um conjunto de coisas que me irá acompanhar pela vida. 

Este ano pela primeira vez desde essa altura não vou fazer campo, mas fui convidado para falar um bocadinho quem vai dirigir os 10 dias de centenas de miúdos.

A breve conversa deu-me vontade de deixar aqui uma coisa que vou chamar "Teorias da Animação" e que são apenas opiniões pessoais sobre o que deve ser feito e porquê. Opiniões baseadas em 10 anos de coisas que fiz muito boas e outras menos boas que percebi que não devia fazer.

Não tem nenhuma ambição de servir para nada excepto para daqui a 10 anos eu me lembrar e lê-las com um sorriso de nostalgia. 

Sem comentários: