domingo, agosto 18, 2013

Bufo



bufo
(latim bubo, -onis, mocho, coruja)
s. m.
...
4. Pessoa que denuncia outra. (DELATOR)
...



Temos uma forte componente negativa associada a esta palavra.


Desde pequenos provavelmente aprendemos (ou ensinaram-nos) a não "bufar" os nossos irmãos quando eles fazem asneiras ou  colegas do lado quando eles copiam...

Desde pequenos aprendemos a distinguir entre o certo e o errado moralmente, mas aprendemos também que é tolerável alguém fazer o errado, desde que seja alguém que nos seja próximo. Ou pelo menos temos mais tolerância com essa pessoa.

Em adultos é também muito fácil notar isso: quando criticamos sempre as pessoas que andam em excesso de velocidade porque podem causar acidentes mais graves, mas temos aquele amigo próximo que o faz e a quem já não dizemos nada.

Acabamos por nos conformar ao que achamos errado relativamente às pessoas próximas para evitar o conflito frequente, ao mesmo tempo que assumimos com convicção essas ideias do que é certo junto das pessoas menos próximas.

Passamos a ter critérios morais selectivos consoante a pessoa...



Por outro lado, quando somos adultos é-nos dito também para não intervir quando vimos na rua um individuo a roubar algo porque pode ter uma arma, ou porque haver um grupo associado a ele... porque é mais seguro.

Passamos a não denunciar um delito, porque temos medo que o delatado "se vingue".

Passamos a viver com a segurança em primeiro lugar...



Em muitos casos passamos até a evitar dar as nossas opiniões em temas muito polémicos...porque são polémicos e provavelmente vão haver pessoas que não concordam... e não nos interessa o conflito.



Estas várias tendências sociais juntos fazem com que sejamos mais apáticos em relação ao que se passa à nossa volta, ou pelo menos aparentemente: Só nos afecta se for connosco ou com a pessoa exactamente ao nosso lado.

Até temos convicções, mas só servem para algumas situações.
Até temos agimos, mas só se for algo directamente connosco.
Até temos uma opinião.. se não entrarmos em conflito com ninguém.


Até vamos mudar o mundo... se não chatearmos ninguém com isso... like that's gonna happen... 



Ps: Uns países ao lado, na Suíça, o nosso vizinho delata-nos se não pusermos o lixo no contentor. Quem está errado?

Sem comentários: